Lula recebeu propina em dinheiro vivo da Odebrecht




O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva teria recebido R$ 8 milhões em propina da empreiteira Odebrecht, sendo que parte deste valor foi repassado em dinheiro vivo. A informação é da revista ISTOÉ, em uma edição que irá às bancas a partir do próximo dia 12.

Segundo um fonte não identificada ouvida pela revista, a informação sobre o montante repassado e o detalhe de que parte foi entregue em dinheiro vivo constam na delação de mais de 300 páginas que o executivo principal da empreiteira, Marcelo Odebrecht, deu aos procuradores da Lava Jato.
Agora, Procuradoria-Geral da República trabalha na validação dessa e das demais delações dos executivos da Odebrecht. Ao todo, são cerca de 50 executivos que devem reler seus depoimentos e assinar. Esse processo deve durar até o fim do mês, segundo a revista.

A ISTOÉ afirma que Lula recebeu a maior parte dos repasses entre 2012 e 2013, quando já não era mais presidente. Os repasses foram originários do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, conhecido como o departamento responsável pela organização das propinas.
Além da delação de Marcelo Odebrecht, Lula teria sido citado por Emílio Odebrecht, pai de Marcelo, pelo diretor da América Latina e Angola, Luiz Antônio Mameri e pelo ex-executivo da empreiteira Alexandrino Alencar. Este último detalhou viagens de Lula em jatos da empresa e a participação na reforma do sítio de Atibaia.
DILMA
A revista traz, ainda, que Marcelo citou em delação três encontros que teve com Dilma e que não foram informados em agenda oficial, sendo que dois deles ocorreram em 2014, ano em que a ex-presidente foi reeleita.
Na delação, Odebrecht teria informado, segundo a revista, que Dilma negociou pessoalmente pagamentos via caixa dois para sua campanha eleitoral. Em contrapartida, Dilma teria atuado na liberação de verba do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para a empreiteira construir o porto de Mariel, em Cuba.

A ISTOÉ informa, ainda, que a empreiteira vai admitir o pagamento de R$ 7 bilhões de propina no Brasil e exterior.
Lula recebeu propina em dinheiro vivo da Odebrecht Lula recebeu propina em dinheiro vivo da Odebrecht Reviewed by Politica e Democracia on 17:47:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.